quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Usando o Pepakura Designer

Bom, muita gente tem me perguntado sobre como criar os modelos de papercraft com o Pepakura designer, então resolvi postar aqui oque eu sei sobre o programa... Vale lembrar que estou na minha segunda semana de experiencia com ele e não sou nenhum expert no assunto...
Pra começar é importante lembrar que o Pepakura Designer não cria os modelos 3D, ese só transforma em papercraft um modelo 3D que já esteja pronto e tenha sido feito em outro programa como Blender, 3DMax, Metasequoia e outros softwares de modelagem 3D...
O principal erro de quem já sabe disso e diz é esperar que o pepakura desdobre perfeitamente os modelos 3D sozinho... Você abre o arquivo 3D no programa, clica em unfold e ele desdobra o modelo e cria as peças... Mas as peças ficam horriveis e impossiveis de montar... Então o pessoal diz que o modelo é complicado demais pro Pepakura, que precisa ser simplificado e sei la oque...
Mas a verdade é que até onde vi nenhum modelo é complexo demais para o Pepakura... Quanto mais complexo o modelo 3D mais complexo vai ficar o papercraft, mas ele pode desdobrar praticamente tudo... Oque rola é que você tem que dizer ao Pepakura como fazer isso... É por isso que ele tem um monte de ferramentas... Se fosse só clicar em unfold e ter o modelo pronto pra montar ele só precisaria desse botão... Essa imagem é o exemplo doque acontece se deixar o pepakura fazer tudo sozinho no modelo do rider que estou montando...

Horrivel né... Geralmene quando isso acontece o pessoal diz que tentou desdobrar com o pepakura mas não deu certo... Mas na verdade não tentou desdobrar com o pepakura, tentou fazer o pepakura desdobrar sozinho e por isso teve esse resultado horrivel...
No proximo post eu vou tentar explicar como evitar que as peças se tornem esses emaranhados sem sentido de linhas...

5 comentários:

rubens disse...

ola Marcos to a muito tempo querendo uma resposta ,mais ninguem ninguem mesmo sabe como funciona pepakura ,,,eu baixo o arquivo que esta em pepakura documents ja instalei pepakura o,,problema acontece file ....opem para ali obrigadooo

rubens disse...

rubens_itamar@hotmail.com

Unknown disse...

ola marcos, não sei se vera a pergunta mas não custa nada fazê-l.Seguinte, gostaria de saber como coloco numeração nas abas do pepakura, se é possivel com ele ou deve-se usar outro programa.

Aguardo resposta. qualqer coisa add meu face,David de Sá

Lavi Senju disse...

esclarecedor... omg '-'

eu estava pensando em costurar umas peças dinâmicas e queria uns moldes pra passar para o tecido, apenas preciso ampliar e imprimir ... vai me ajudar muito

Unknown disse...

ola galera estou montando um grupo no watsap para fanaticos em papercraft de diversos modelos,
qual quiser me add 03591526168 maycon tevez